Futebol Arte. O termo é usado como uma definição do estilo de jogo dos Brasileiros. Desde pequeno, todos querem mostrar suas habilidades e imitar os seus ídolos com passes de calcanhar, pedaladas, chapéus, canetas, etc.

A Seleção Brasileira é vista pelo mundo como a equipe que joga com facilidade com direito a toques bonitos e aqueles dribles que fazem os marcadores perderem o rumo de casa. A torcida não gosta de nada mais do que ver esses lances realizados por sua equipe e seus atletas.

O mundo viu este estilo de jogo nos anos 50 pela primeira vez. Hoje, este mesmo estilo recebe grande elogios dos espectadores e encantam os amantes do futebol, e é esperado por todos.

Abaixo estão os jogadores responsáveis por dar esta fama a nossa nação, o país do futebol.

Neymar

Sim, ele é novo. Só tem 20 anos, mas não podemos esquecer as inúmeras vezes que ele deixou jogadores no chão com seus dribles. O cara chama seus adversários para a marca-lo e passa por eles quase todas as vezes. Não só passa por eles, mas o jovem Neymar faz isso com muita facilidade! Só vamos dizer que se ele continuar a melhorar e jogar do jeito que ele tem jogado, vamos ter horas de highlights no fim da carreira dele.

Zico

Uma lenda. Ele tinha tudo o que um grande jogador precisava para ser dominante em campo. Ele tinha uma visão tremenda, ele era mortal em bolas paradas, ele sabia driblar qualquer um, e ele podia levar a bola do meio-campo até o gol do adversário se fosse necessário. Se ele tivesse ganhado uma Copa do Mundo, nós provavelmente estaríamos discutindo ele ao lado de Pelé e Maradona como o maior jogador de todos os tempos.

Tostão

Se ele não tivesse aposentado aos 26, Tostão talvez poderia ter sido o melhor atacante do nosso país. Sim, é uma possibilidade remota, mas a maioria dos jogadores atinge seu pico nesta idade, então sabe né? Em pouco tempo ele marcou quase 250 gols pelo Cruzeiro. Tostão tinha muita habilidade nas finalizações mas o atacante também sabia deixar seus companheiros na cara do gol.

Didi

Outro jogador que revolucionou a posição de meio-campista. Ele foi impecável em cobranças de falta e foi um jogador que mostrou classe com cada toque na bola. Didi também foi uma das primeiras estrelas brasileiras a levar seus talentos para Europa. Ao jogar no Real Madri, ele mostrou ao mundo porque o Brasil deveria ser sempre respeitado nos gramados.

Ronaldo

O fenômeno. Defensores tinham medo de jogar contra ele. Ronaldo combinava velocidade com habilidade e poderia basicamente fazer o que queira com a bola. Ele tinha uma tenacidade para fazer gols, mas ele também tinha um talento incrível. Ele dava passes de calcanhar para os amigos e canetas nos zagueiros. Ah sim, e ele é o maior artilheiro em Copas do Mundo.

Ronaldinho Gaúcho

Durante seu tempo no Barcelona, não havia nenhum outro jogador no mundo que poderia fazer o que o Ronaldinho fazia. Isso é apenas o fato. Ninguém conseguia pará-lo, e quando eles tentaram pará-lo ele simplesmente envergonhava-los. Até hoje ele é capaz de acender um pouco de magia e com sua recente convocação a Seleção, ele pode impressionar o mundo novamente.

Garrincha

Mané Garrincha é considerado um dos melhores atacantes da história do futebol, e por boa razão. Ele tinha um controle de bola extraordinária e uma imaginação inscrevi. Muitos dos dribles que nos vemos hoje foi basicamente inventado por Garrincha.

Pelé

Ele é conhecido principalmente por sua capacidade de marcar gols, mas Pelé era um mestre em todo o campo. Dribles, passes, classe? Sim, Pelé tinha todas essas características. Características que ele usou para ganhar três Copas do Mundo e tornar-se a cara do esporte internacionalmente.

Robinho

Quando ele recebe a bola, você nunca sabe o que ele vai fazer. Muitas vezes eu vi ele sair de situações inimagináveis. Outro atacante que combina rapidez com técnica para se destacar em uma partida. Ao contrario de alguns outros jogadores mencionados, ele não tem um ótimo passe, mas ele certamente pode passar por qual quer um.

Djalminha

Dribles incríveis e inteligência. Ele era tão criativo com a bola e armava jogadas com elegância. Ele poderia passar a bola de varias formas, mas ele era muito esperto na leitura do jogo, o que fez dele uma ameaça de gol em todos os momentos e de todos lugares do campo.

Menções Honrosas

Denílson

Lembrado por suas habilidades com seus dribles, Denílson sempre mostrou que ele poderia enganar qualquer marcador. Como foi a sua reivindicação à fama, sua habilidade pode ter sido o que o levou a um final infeliz na sua carreira. Claro que ele ganhou uma Copa do Mundo, mas Denílson foi considerado a próxima estrela do futebol brasileiro. Uma meta que ele nunca atingiu.

Djalma Santos

Este jogado foi um dos primeiros a mostrar ao mundo que um lateral pode jogar tanto na defesa como no ataque e sendo eficiente ao fazer ambos. Seu estilo mudou as responsabilidades de um lateral,  e também mudou como as formações táticas foram feitas. Um jogador que, com a sua habilidade, realmente revolucionou o jogo.

Kaká

Durante seu tempo no Milan, é inquestionável que o talento de Kaká foi superior a muitos. Ele tinha classe, visão de campo, e ele era capaz de marcar de dentro ou de fora da grande área com belos chutes. Em seu auge, Kaká era praticamente imparável.